Este artigo descreve a geração de nota fiscal de serviço de forma automática.
Regras de negócio
Uma nota só é possível ser gerada somente após a realização das configurações necessárias para a nota fiscal de serviço.
Uma nota fiscal de serviço recebe apenas um serviço por nota.
Uma nota fiscal de serviço pode ser criada de dois processos dentro do sistema:
Através de um pagamento de repasse
onde o sistema poderá gerar notas com serviço de taxa de administração;
onde o sistema poderá gerar notas com serviço de taxa de intermediação;
Ou a partir de um processo de manutenção
onde o sistema poderá gerar notas fiscal de serviço da comissão da manutenção.
Após a geração da nota fiscal ela precisa ser autorizada na prefeitura. Este processo é realizado pelo analista financeiro.
Processo
Geração de nota de serviço via repasse:
Quando um repasse é liquidado, tanto por pagamento na tesouraria manual quanto por pagamento via arquivo bancário, o sistema verifica se dentro dos itens do repasse pago existe um lançamento de contrato do tipo “taxa “taxa de administração” administração” ou “taxa “taxa de intermediação”intermediação”.
Se existir, o sistema procura um produto (serviço) cadastrado, no objeto produto, que possui o vínculo de “taxa “taxa de administração” administração” ou “taxa “taxa de intermediação”intermediação”. Esse vínculo é realizado pelo campo “Tipo “Tipo de lançamento do contrato”contrato”.
Se existir, o sistema gera a nota fiscal de serviço automaticamente para cada um desses serviços com o mesmo valor que consta dentro do item do repasse, na data do pagamento do repasse.
Se não existir, o sistema não criará a nota automaticamente.
Quando uma manutenção é realizada e o serviço é recebido, o analista preenche as informações necessárias para a nota e o sistema a cria automaticamente o com o valor da comissão recebida pelo prestador de serviços. Para saber mais consulte o processo de manutenção. Manutenção