Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 19 Next »

Quando um cliente deixa de pagar uma fatura pode ser necessário realizar um acréscimo de encargos financeiros (correção monetário, multa, juros e honorários) decorrentes deste atraso de pagamento. Esse artigo descreve as configurações e as operações sistêmicas para o sistema realizar o cálculo da atualização de encargos das faturas.

1. Regras de negócio

  • Somente será possível atualizar faturas com situação diferente de “cancelada” e “recebida”;

  • As taxas de honorários, juros e multa devem estar configuradas nas parametrizações do SnapProperty para o sistema realizar seus respectivos cálculos corretamente;

  • As taxas de juros, multa podem ser alteradas no contrato de locação, caso seja necessário.

  • Deve ser cadastrado uma tabela de índice de atualização monetária para o sistema realizar o cálculo da correção monetária;

  • Os encargos que serão calculados deverão estar configurados no objeto “Regras de Mora”, caso contrário, não serão calculados.

  • Caso o tipo de lançamento seja negativo, os valores dos encargos calculados também serão negativos. Por exemplo: se o tipo de lançamento de “desconto concedido” for configurado para calcular multa, o sistema realizará o cálculo, com o valor negativo descontando do valor total da multa que deverá ser paga.

2. Parametrização

2.1 Configuração das taxas

Para realizar a configuração das taxas necessárias para o cálculo dos encargos, realize o seguinte procedimento:

  1. Entre na guia “Parametrização SnapProperty”;

  2. Preencha o campo “Taxa da multa de mora”, em geral no máximo com 10%, caso contrário o banco não aceitará o título.

  3. Preencha o campo “Taxa para honorários”;

  4. Preencha o campo “Taxa de juros”;

  5. Clique no botão “Salvar”.

As taxas de “multa de mora” e de “juros” podem ser alteradas, caso necessário, diretamente no contrato de locação, sendo deste local, o local efetivo que o sistema utilizará para calcular esses encargos.

2.2 Cadastrar tabela de índice de reajuste

É necessário realizar o cadastro do índice de reajuste que será utilizado no cálculo da correção monetária. Para isso:

  1. Entre na guia de “Índices”;

  2. Clique no botão “Novo”;

  3. Informe o campo “Índice” com o nome do índice desejado;

  4. Informe o campo “Descrição” com a descrição resumida deste índice;

  5. Informe o campo “Freqüência” com a frequência de atualização deste índice;

  6. Informe o campo “Dia da publicação” com o dia de atualização desse índice;

  7. Clique no botão “Salvar”.

  8. O sistema abrirá uma tela para o cadastramento dos valores do índice então clique no botão “Novo”;

  9. Informe o campo “Dia” referente ao valor do índice;

  10. Informe o campo “Valor” com o valor do índice na data informada;

  11. Informe o campo “Percentual de reajuste”, caso necessário;

  12. Clique no botão “Salvar”.

2.2.a Atualizar um valor de reajuste na tabela de índice

Para atualizar a tabela de reajuste com um novo valor é necessário realizar o seguinte procedimento:

  1. Entre na guia de “Índices”;

  2. Clique no índice desejado;

  3. Clique no botão “Novo”;

  4. Informe o campo “Dia” referente ao valor do índice;

  5. Informe o campo “Valor” com o valor do índice na data informada;

  6. Informe o campo “Percentual de reajuste”, caso necessário;

  7. Clique no botão “Salvar”.

2.3 Cadastrar as regras de mora

Este é o local onde o sistema irá verificar as regras e realizar o cálculo dos encargos. Para configurá-lo realize o seguintes procedimentos:

  1. Entre no objeto “Regras de mora”;

  2. Clique no botão “Novo”;

  3. Preencha o campo “Tipo de lançamento” com o tipo de lançamento do contrato que deverá ser calculado o encargo pelo sistema;

  4. Preencha o campo “Dias em atraso” com a quantidade de dias máxima para o enquadramento da fatura nesse cálculo;

  5. Para calcular correção monetária:

    1. Marcar o campo “Calcular correção monetária”;

    2. Preencher o campo “Índice para correção monetária” com a tabela de reajuste criada anteriormente;

  6. Para calcular juros de mora:

    1. Marcar o campo “Calcular juros de mora”;

    2. Marcar o campo “Incluir correção na base de juros”, se o valor do cálculo da correção monetária realizado anteriormente deve ser incluído na base de cálculo do juros de mora;

  7. Para calcular multa de mora:

    1. Marcar o campo “Calcular multa de mora”;

    2. Marcar o campo “Incluir correção na base de multa”, se o valor do cálculo da correção monetária realizado anteriormente deve ser incluído na base de cálculo da multa de mora;

    3. Marcar o campo “Incluir juros na base de multa”, se o valor do cálculo do juros de mora realizado anteriormente deve ser incluído na base de cálculo da multa de mora;

  8. Para calcular honorários advocatícios:

    1. Marcar o campo “Calcular honorários”;

    2. Marcar o campo “Incluir correção na base de honorários”, se o valor do cálculo da correção monetária realizado anteriormente deve ser incluído na base de cálculo dos honorários;

    3. Marcar o campo “Incluir juros na base de honorários”, se o valor do cálculo do juros de mora realizado anteriormente deve ser incluído na base de cálculo dos honorários;

    4. Marcar o campo “Incluir multa na base de honorários”, se o valor do cálculo da multa realizado anteriormente deve ser incluído na base de cálculo dos honorários;

  9. Clique no botão “Salvar”.

  10. Realizar o cadastro de todos os tipos de lançamentos da fatura necessários para que o sistema calcule os encargos corretamente de acordo com a quantidade de dias máximo e tipo de lançamento.

O tipo de lançamento e a quantidade de dias em atraso são os campos chaves para o cálculo de um determinado encargo. Abaixo segue um exemplo de algumas regras cadastradas.

3. Cálculos realizados

3.1 Dias de atraso

Os dias em atraso são calculados a partir da diferença entre “hoje” e os campos “Data prevista para pagamento” ou “Data de vencimento”.

Se a situação da fatura esteja como “vencida”, isto é, ainda não tenha passado pelo processo de atualização de encargos, a data que será utilizada será “Data de vencimento”, caso a situação da fatura esteja como “atualizada” o processo de atualização de encargos já ocorreu e a “data prevista para pagamento” já foi atualizada, dessa forma, será esse o campo que o sistema utilizará para realizar a comparação.

O cálculo de dias em atraso leva em consideração dias úteis. Primeiramente o sistema calcula a “data de vencimento real” que leva em consideração sábados, domingos e feriados. Em seguida, calcula o número de dias em atraso, considerando a “data de vencimento real”. Se o número de dias em atraso for maior do que 1, o sistema calcula novamente o número de dias em atraso, considerando a data de vencimento da fatura (no lugar da data de vencimento real).

3.2 Correção monetária

O valor da correção monetária é calculado conforme parametrização no objeto “Regra de Mora”. Para cada tipo de lançamento configurado neste objeto, de acordo com quantidade de dias em atraso, utilizando o último índice de reajuste cadastrado na tabela de reajuste, o sistema realiza o seguinte cálculo para o percentual: % do último índice da correção monetária cadastrado vezes a quantidade de dias em atraso, dividido por 30 dias, com base nesse % multiplica o valor do tipo de lançamento configurado / 100. Esse cálculo é realizado para cada tipo de lançamento configurado que possuir correção monetária.

Exemplo:

3.3 Juros

O valor do juros é calculado conforme parametrização no objeto “Regra de Mora”. Para cada tipo de lançamento configurado neste objeto, de acordo com quantidade de dias em atraso, utilizando o % de juros cadastrado no contrato de locação, o sistema realiza o seguinte cálculo para o percentual: % do juros de mora vezes a quantidade de dias em atraso, dividido por 30 dias, com base nesse % multiplica o valor do tipo de lançamento configurado / 100. Esse cálculo é realizado para cada tipo de lançamento configurado que possuir juros de mora.

Exemplo:

3.4 Multa de mora

O valor do juros é calculado conforme parametrização no objeto “Regra de Mora”. Para cada tipo de lançamento configurado neste objeto, de acordo com quantidade de dias em atraso, utilizando o % de multa cadastrado no contrato de locação, o sistema realiza o seguinte cálculo para o percentual: % do multa de mora vezes o valor do tipo de lançamento configurado / 100. Esse cálculo é realizado para cada tipo de lançamento configurado que possuir multa de mora.

Exemplo:

3.5 Honorários advocatícios

O valor do juros é calculado conforme parametrização no objeto “Regra de Mora”. Para cada tipo de lançamento configurado neste objeto, de acordo com quantidade de dias em atraso, utilizando o % de honorários advocatícios cadastrado nas parametrizações, o sistema realiza o seguinte cálculo para o percentual: % de honorários advocatícios vezes o valor do tipo de lançamento configurado / 100. Esse cálculo é realizado para cada tipo de lançamento configurado que possuir honorários.

Exemplo:

4. Processo

Para realizar o processo de atualização de fatura, realize as seguintes atividades:

  1. Entre na guia de “Faturas”;

  2. Clique na fatura que se deseja atualizar;

  3. Clique no botão “Atualizar”;

  4. Informe a data prevista de pagamento informada pelo cliente no campo “Data prevista”;

  5. Clique no botão “Calcular”;

  6. Repita o processo acima até encontrar o melhor valor para o cliente.

  7. Caso necessário, é possível informar um campo para o valor de ”desconto de multa”, ”desconto de juros”, ”desconto de correção” ou ”desconto de honorários”.

  8. Após, clique no botão “Salvar”.

Somente faturas com situação diferente de “cancelada” ou “recebida” poderão ser atualizadas.

Nesse momento o sistema realiza a atualização da fatura e do título a receber.

Os campos atualizados na fatura são:

Campos

Descrição

Valor total da fatura

composto pelo valor da fatura + multa líquida + juro líquido + correção líquida + honorários líquido.

Dias em atraso

é composto pela diferença entre os campos “Data prevista para pagamento” e a “Data de vencimento” da fatura.

Valor correção

é o valor da correção calculada na atualização de fatura.

Desconto correção

é o valor do desconto da correção informada pelo usuário na atualização de fatura.

Correção líquida

é composto pela diferença entre os campos “valor da correção calculada” e o “desconto correção”.

Valor multa

é o valor da Multa calculada na atualização de fatura.

Desconto multa

é o valor da Multa informada pelo usuário na atualização de fatura.

Multa líquida

é composto pela diferença entre os campos “valor da multa calculada” e “desconto multa”.

Valor honorários

é o valor do honorários calculado na atualização de fatura.

Desconto honorários

é o valor do desconto do honorários informado pelo usuário na atualização de fatura.

Honorários líquido

é composto pela diferença entre os campos “valor da honorários calculado” e “desconto honorários”.

Valor juro

é o valor do juro calculado na atualização de fatura.

Desconto juro

é o valor do desconto do juro informado pelo usuário na atualização de fatura.

Juro líquido

é composto pela diferença entre os campos “valor da juro calculado” e “desconto juro”.

Data prevista para pagamento

é informado a data prevista de pagamento calculada na atualização de fatura.

Após a atualização da fatura, o sistema irá realizar a atualização dos campos no título a receber:

Campos

Descrição

Valor total do título

composto pelo valor do título + juro líquido + multa líquida + correção líquida + honorários líquido.

Dias em atraso

é composto pela diferença entre os campos “Data prevista para pagamento” e a “Data de vencimento” da fatura.

Valor da correção

é composto pelo campo “Correção líquida” proveniente da fatura.

Valor da multa

é composto pelo campo “Multa líquida” proveniente da fatura.

Valor de honorários

é composto pelo campo “Honorário líquido” proveniente da fatura.

Valor do juros de mora calculado

é composto pelo campo “Juro líquido” proveniente da fatura.

Data prevista para pagamento

é informado a data prevista de pagamento calculada na atualização de fatura.

Valor do desconto calculado

é informado o somatório do desconto calculado na atualização de fatura.

5. Notas para o desenvolvedor

A operação “Atualizar fatura” é implementada pelos seguintes componentes:

Componente

Tipo

Descrição

atualizarFaturaVencida

Componente lightning

Interface utilizado pelo usuário para atualizar uma fatura.

FaturaController.atualizarVencimentoFaturaLocacao

Classe Apex

FaturaServico.atualizarVencimentoFatura

Classe Apex

Atualizar a data prevista para pagamento de uma fatura e os valores de encargos correspondentes.

  • No labels