Casos de Teste | Ação | Resultado Esperado |
---|
CT01 - Consistir campos da tela Dimob
Selecionar a empresa Preencher o Ano-Calendário com 4 números; Preencher o Ano-Calendário com 2 números; Preencher o Ano-Calendário com alfa; Selecionar Declaração Retificadora com 0(zero); Selecionar Declaração Retificadora com 1(um); Selecionar Situação Especial com 0(zero); Selecionar Situação Especial com 1(um); Selecionar Código da Sit. Especial com 00(zero);
| O sistema deve aceitar a seleção apenas das empresas apresentadas. O sistema deve aceitar a informação com apenas 4 dígitos. O sistema não deve aceitar a informação e deve gerar uma mensagem de erro. O sistema não deve aceitar a informação e deve gerar uma mensagem de erro O sistema deve aceitar o preenchimento do campo mas não deve abrir para preenchimento o campo Número do recibo. O sistema deve aceitar o preenchimento do campo e deve abrir para preenchimento do campo Número do recibo. O sistema deve aceitar o preenchimento do campo mas não deve aceitar o preenchimento do campo Data do evento da situação especial. O sistema deve aceitar o preenchimento do campo e deve aceitar o preenchimento do campo Data do evento da situação especial. O sistema deve aceitar apenas a informação selecionada.
| CT02 - Consultar Dimob | Clicar no botão Consultar dimob; Clicar duas vezes no botão Consultar dimob;
| O sistema deve preencher os dados nos campos de acordo com as informações preenchidas anteriormente. Não deve haver erros de sistema nesse momento. O sistema deve apagar os dados e preenchê-los novamente. Não deve haver erros de sistemas, ou duplicação de valoresCT02 - Gerar arquivo Dimob | Clicar no botão Gerar dimob;
| O sistema deve gerar o arquivo txt da dimob com os valores apresentados na tela. Não deve haver erros de sistema nesse momento.
|
CT03 - Verificar campo Sequencial de locação | Verificar se o campo sequencial da locação está seguindo uma numeração sequencial em todos os registros.
| Todas as linhas apresentadas na tela devem estar com o campo sequencial de locação preenchido. Esse campo deve possuir uma sequencia iniciada em 00001 e finalizar no máximo em 99999, sem furos na sequencia ou valores duplicados.
|
CT04 - Verificar campo Contrato | Verificar se o campo Contrato está preenchido em todos os registros. Escolher 5 contratos de locação com o campo ID externo preenchido; Escolher 5 contratos de locação com o campo ID externo não preenchido; Escolher 5 contratos de locação com o campo ID externo e número do contrato preenchidos;
| Todas as linhas apresentadas na tela devem estar com o campo Contrato preenchido. Esse campo deve estar preenchido com o número do contrato externo, do respectivo contrato, no formato de 6 caracteres (23181B ). Esse campo deve estar preenchido com o número do contrato do snapproperty do respectivo contrato, no formato de 6 caracteres (010824). Nesta situação, o sistema deve preencher o campo com o número do contrato externo, do respectivo contrato, no formato de 6 caracteres (23181B ).
|
CT05 - Verificar campo data do contrato | Verificar se o campo data do contrato está preenchido em todos os registros. Escolher 5 contratos de locação com o campo data do contrato preenchido; Escolher 5 contratos de locação com o campo data do contrato não preenchido;
| Todas as linhas apresentadas na tela devem estar com o campo data do Contrato preenchido. Esse campo deve estar preenchido com a data do contrato do respectivo contrato de locação. no formato (DDMMAAAA). Nesta situação, o sistema deveria trazer o campo data do contrato vazio e também alguma sinalização ou mensagem de erro avisando o usuário que o campo não está preenchido.
|
CT06 - Verificar campo Imóvel | Verificar se o campo imóvel está preenchido em todos os registros. Escolher 5 contratos de locação com o campo imóvel principal preenchido; Trocar o imóvel principal dos contratos escolhidos e clicar em consultar dimob.
| Todas as linhas apresentadas na tela devem estar com o campo imóvel preenchido. O campo imóvel deve estar preenchido com o imóvel principal do respectivo contrato. Nesta situação o sistema deve apagar todos os registros gerados, preenchê-los novamente, e os novos imóveis informados no imóvel principal devem aparecer em tela.
|
CT07 - Verificar campo Locatário | Verificar se o campo Locatário está preenchido em todos os registros. Escolher 5 contratos de locação com o campo Locatário principal preenchido; Trocar o Locatário principal dos contratos escolhidos e clicar em consultar dimob.
| Todas as linhas apresentadas na tela devem estar com o campo locatário preenchido. Esse campo Locatário deve estar preenchido com o locatário principal do respectivo contrato de locação. Nesta situação o sistema deve apagar todos os registros gerados, preenchê-los novamente, e os novos Locatário informados no campo locatário principal devem aparecer em tela.
|
CT08 - Verificar campo Locador | Verificar se o campo Locador está preenchido em todos os registros. Escolher 5 contratos de locação com apenas 1 Locador preenchido nos participantes do contrato com papel locador. Escolher 5 contratos de locação com 2 Locadores preenchidos nos participantes do contrato com papel locador. Escolher 5 contratos de locação com 3 Locadores preenchidos nos participantes do contrato com papel locador. Escolher 5 contratos de locação com 4 Locadores preenchidos nos participantes do contrato com papel locador.
| Todas as linhas apresentadas na tela devem estar com o campo locador preenchido. O campo locador deve estar preenchido com o nome do locador do contrato de locação, que está no participante do contrato, com o papel locador, e ter gerado apenas 1 registro desse contrato. O campo locador deve estar preenchido com os nomes dos locadores do contrato de locação, que estão nos participantes do contrato, com o papel locador, e ter gerado 2 registros desse contrato um abaixo do outro. O campo locador deve estar preenchido com os nomes dos locadores do contrato de locação, que estão nos participantes do contrato, com o papel locador, e ter gerado 3 registros desse contrato um abaixo do outro. O campo locador deve estar preenchido com os nomes dos locadores do contrato de locação, que estão nos participantes do contrato, com o papel locador, e ter gerado 4 registros desse contrato um abaixo do outro.
|
CT09 - Verificar valores de Aluguel da Dimob | Clicar no botão Consultar Dimob Escolher 18 contratos de locação distribuídos da seguinte forma: 3 com locador sendo pessoa física e locatário sendo pessoa jurídica com 4 participante do tipo locador; 3 com locador sendo pessoa jurídica e locatário sendo pessoa física com 3 participantes do tipo locador; 3 com locador sendo pessoa jurídica e locatário sendo pessoa jurídica com 2 participantes do tipo locador; 3 com locador sendo pessoa física e locatário sendo pessoa física com 1 participantes do tipo locador; 3 com tipo de vencimento antecipado; 3 com tipo de vencimento vencido; Verificar todos os valores de todos os meses do ano (Vlr de aluguel janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).
| O sistema deve preencher os dados nos campos de acordo com as informações preenchidas anteriormente. Não deve haver erros de sistema nesse momento. Para todos os tipos de contratos de locação indicados na seleção o sistema deverá se comportar da mesma forma, ou seja, utilize esse passo a passo para todos os seus testes. O sistema deve preencher o campo Valor do aluguel do mês, com o somatório de todos os valores dos lançamentos do tipo de “Aluguel”, e que os tipos estejam marcado para “ir para dimob”, no objeto tipo de lançamento do contrato, que foram recebidos através da fatura, no mesmo mês que está sendo avaliado, de acordo com o percentual do locador que está no contrato de administração. Para isso, realize os seguintes passos: Entre no contrato de locação; Encontre as faturas recebidas com data de recebimento dentro do ano escolhido para geração da dimob; Verifique se dentro de cada uma existem lançamentos do tipo “aluguel” e se esses tipos estão marcados para “ir para a dimob”. Some todos os valores dos aluguel, que atenderam as condições anteriores, dentro do mês de janeiro. Divida o valor encontrado pelos percentuais de cada locador que é encontrado no contrato de administração do respectivo contrato. O valor encontrado deve ser igual ao valor que está preenchido no campo em tela. Verifique o valor de cada locador, se houver mais de 1, no seu respectivo registro. Este processo deve se repetir para todos os meses que aconteceu recebimento de fatura (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro). Caso existam faturas que não possuam aluguel recebido no mês, o campo valor do aluguel no respectivo mês deve ficar zerado. O campo nunca pode ser vazio/nulo.
|
CT10 - Verificar valores de Comissão da Dimob | Clicar no botão Consultar Dimob Escolher 18 contratos de locação distribuídos da seguinte forma: 3 com locador sendo pessoa física e locatário sendo pessoa jurídica; 3 com locador sendo pessoa jurídica e locatário sendo pessoa física; 3 com locador sendo pessoa jurídica e locatário sendo pessoa jurídica; 3 com locador sendo pessoa física e locatário sendo pessoa física; 3 com tipo de vencimento antecipado; 3 com tipo de vencimento vencido; Verificar todos os valores de todos os meses do ano (Vlr de aluguel janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).
| O sistema deve preencher os dados nos campos de acordo com as informações preenchidas anteriormente. Não deve haver erros de sistema nesse momento. Para todos os tipos de contratos de locação indicados na seleção o sistema deverá se comportar da mesma forma, ou seja, utilize esse passo a passo para todos os seus testes. O sistema deve preencher o Valor da Comissão, com o somatório de todos os valores da taxa de administração dos repasses que foram pagos, dentro do mês, de acordo com a “data do pagamento” do repasse. Para isso, realize os seguintes passos: Entre no contrato de locação; Encontre e entre no contrato de administração do respectivo contrato; Verifique os repasses que possuem data de pagamento dentro do ano escolhido para geração da dimob; Some todos os valores da taxa de administração do repasse para o respectivo locador, por locador, que atenderam as condições anteriores, dentro do mês de janeiro. O valor encontrado deve ser igual ao valor que está preenchido no campo em tela. Verifique o valor de cada locador, se houver mais de 1, no seu respectivo registro. Este processo deve se repetir para todos os meses que aconteceu pagamento do repasse (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro). Caso existam repasses que não possuam taxa de administração pago no mês, o campo valor de comissão no respectivo mês deve ficar zerado. O campo nunca pode ser vazio/nulo.
|
CT11 - Verificar valores de Imposto de Renda da Dimob | Clicar no botão Consultar Dimob Escolher 3 contratos de cada tipo: locador pessoa Jurídica e locatário pessoa Física. Verificar o campo valor do IR, de todos os mês.
locador pessoa Jurídica e locatário pessoa Jurídica. Verificar o campo valor do IR, de todos os mês.
locador pessoa Física e locatário pessoa Física. Verificar o campo valor do IR, de todos os mês.
Escolher 3 contratos com locador pessoa física e locatário pessoa Jurídica e que tenha valor de aluguel corrigido menor que R$ 1915,00 e com 1% de taxa de administração. Verificar o campo valor do IR, de todos os mês.
Escolher 3 contratos com locador pessoa física e locatário pessoa Jurídica e que tenha valor de aluguel corrigido igual a R$ 2200,00 e com 10% de taxa de administração. Verificar o valor do IR, por mês de pagamento
Escolher 3 contratos com locador pessoa física e locatário pessoa Jurídica e que tenha valor de aluguel corrigido maior que R$ 4000,00 e com 10% de taxa de administração. Verificar o valor do IR, por mês de pagamento
| O sistema deve preencher os dados nos campos de acordo com as informações preenchidas anteriormente. Não deve haver erros de sistema nesse momento. Para todos os tipos de contrato de locação indicados (a,b e c), o sistema deve preencher: O contrato indicado não incide ir portanto, todos os campos de Valores do IR, de todos os meses, devem estar com valores zerados.
O contrato indicado não incide ir portanto, todos os campos de Valores do IR, de todos os meses, devem estar com valores zerados.
O contrato indicado não incide ir portanto, todos os campos de Valores do IR, de todos os meses, devem estar com valores zerados.
Para todos os tipos de contrato de locação indicados no item 3 o sistema deve preencher: Os campos de Valores do IR de todos os meses devem estar com valores zerados, pois sendo elegível para IR, o valor da base não é alcançado.
Para todos os tipos de contrato de locação indicados no item 3 o sistema deve preencher: Os campos de Valores do IR de todos os meses devem estar com valores zerados, pois sendo elegível para IR e calcular o valor do IR, o valor mínimo do IR de R$ 10,00 não é alcançado.
Para todos os tipos de contratos de locação indicados, realize os seguintes passos: Entre no contrato de locação; Encontre as faturas recebidas com data de recebimento dentro do ano escolhido para geração da dimob; Verifique se dentro de cada uma existem lançamentos do tipo “Retenção IR” e se esses tipos estão marcados para “ir para a dimob”. Some todos os valores das retenções, que atenderam as condições anteriores, dentro do mês de janeiro, por locador. O valor encontrado deve ser igual ao valor que está preenchido no campo em tela. Verifique o valor de cada locador, se houver mais de 1, no seu respectivo registro. Este processo deve se repetir para todos os meses que aconteceu recebimento de fatura (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro). Caso existam faturas que não possuam aluguel recebido no mês, o campo valor do aluguel no respectivo mês deve ficar zerado. O campo nunca pode ser vazio/nulo.
|