Este artigo descreve o processo realizado pelo sistema e que deve ser realizada pelo usuário quando um boleto já estiver registrado no banco e for alterado.
Pré-requisitos
Título deve estar com a situação do boleto como “Registrado”;
A marcação dos campos “Incluir alteração data vencimento” e “Incluir alteração valor” é realizada pelo processo de atualização de encargos das faturas.
É possível realizar a marcação dos campos “Incluir alteração data vencimento” e “Incluir alteração valor” no título a receber manualmente desde que os campos “data de vencimento “ (snap_finan__vencimento__c) e “Valor total do título” (snap_brok__Valor_total_titulo__c), respectivamente, tenham sido alterados.
Processo
Clicar na guia "Títulos a receber".
Clicar no botão "Gerar remessa alteração".
Nesse momento o sistema:
Filtrar os títulos a receber que possuem os campos “Incluir alteração data vencimento” ou “Incluir alteração valor” marcados;
Verificar se esses títulos possuem situação de boleto = “Registrado” , “Emitido” ou “Rejeitado”;
Se o título atender essas duas condições, o sistema:
Envia uma solicitação de alteração para a Tecnospeed utilizando um JSON enviando dois blocos de alteração:
quando o título possuir o campo “Incluir alteração data vencimento” marcado
a solicitação de alteração é de vencimento enviando Tipo = 0 e a nova data de vencimento. TituloDataVencimento= (snap_finan__vencimento__c).
quando o título possuir o campo “Incluir alteração valor” marcado
a solicitação de alteração é de valor enviando Tipo=1 e o novo valor total do título. TituloValor = (snap_brok__Valor_total_titulo__c)
Pronto, nesse momento os títulos que não estão registrados no banco foram alterados na tecnospeed e estão prontos para serem enviados para o banco, já atualizados, quando necessário.
d. Se a situação de boleto = “Registrado”, significa que o sistema deve gerar um arquivo de alteração para ser enviado para o banco a fim de informá-lo que houveram alterações nos títulos, dessa forma o sistema continua o processamento:
i. o sistema consulta o protocolo de alteração para verificar se a atualização ocorreu corretamente.
ii. Cria o registro de arquivo de remessa de alteração dentro da conta corrente respectiva do arquivo com situação “Processando” para alterações de vencimento.
iii. Cria o registro de arquivo de remessa de alteração dentro da conta corrente respectiva do arquivo com situação “Processando” para alterações de valor.
iv. Desmarca o campo “Incluir alteração data vencimento” e/ou “Incluir alteração valor” nos títulos gerados.
4. Após, o serviço ConsultarRemessaAlteracaoBatch que está agendado para rodar de minuto em minuto é executado realizando o seguinte processo:
a. Filtra os registros de arquivo de remessa de alteração dentro da conta corrente com situação “Processando”, serão sempre dois arquivos.
b. Gera os arquivos *.REM (um deles com alteração de vencimento e outro com alteração de valor)
C. Altera a situação dos registros de remessa de alteração para situação “Gerada” se os arquivos forem gerados com sucesso ou “Erro” se as gerações tiveram algum erro.
5. De posse dos arquivos *.REM gerados, o usuário deve salvá-los na máquina e enviá-los para o respectivo banco.