Conciliação Bancária

Visão geral

Toda conta corrente deverá ser conciliada para controle de apuração e conformidade dos valores pagos, amortizados e tarifados no Sistema Financeiro. Estas ações fazem parte de um cenário de boas práticas financeiras de controle.

Regras de negócio

  1. A conciliação deve ser realizada de forma sistemática e imprescindível a fim de equalizar o saldo do banco com o saldo da conta corrente existente no sistema.

  2. Os valores do extrato podem representar montantes onde os lançamentos na conta corrente poderão ser específicos, ou seja, para cada valor do extrato podem existir vários lançamentos, portanto, é necessário que se concilie cada documento lançado em relação ao valor inteiro constante no extrato do banco. No entanto, a maior parte dos valores nos lançamentos do extrato são correspondentes aos lançados na conta corrente.

  3. Ter cadastrado uma conta corrente com as informações de Banco, Agência e Conta Corrente.

  4. Possuir um extrato na extensão *.ofx para ser importada no sistema.

Importação do Arquivo de Extrato tipo *.ofx

  1. Entre na guia “Extratos Bancários”.

  2. Clique no botão “Novo”.

  3. O sistema irá apresentar uma tela para importar o arquivo. Selecione e importe-o. Um registro será criado no objeto “Extratos bancário” onde estará relacionado com todos os lançamentos financeiros informados pelo banco.

Processo de Conciliação Bancária

Após a importação ocorrida com sucesso, o sistema irá apresentar uma tela com os lançamentos realizados pelo sistema, assim como os lançamentos efetivamente realizados pelo banco.

Após, selecione o lançamento financeiro referente ao lançamento do extrato e clique no botão “Vincular”

 

Nesse momento, o sistema informa para cada lançamento a data da conciliação e para qual movimento de extrato ele foi conciliado. Se por acaso, você realizar o vínculo erroneamente, clique no botão “Remover” que os lançamentos serão desvinculados.