Captação

A captação ocorre quando existe o interesse de um locador de disponibilizar seu imóvel para comercialização, o processo de captação controla essa interação entre administradora e locador, desde o primeiro contato até a assinatura do contrato de administração.

 

Regras de negócio

Tipos de captação

Captação ativa: A captação ativa ocorre quando o captador identifica um imóvel disponível para locação e entra em contrato com o locador. para sugerir a divulgação do imóvel utilizando os serviços da administradora.

Captação passiva: A captação passiva ocorre quando o locador entra em contato com a administradora para solicitar o cadastro e divulgação do seu imóvel.

Captação digital: Nesta modalidade de captação o locador acessa o portal do proprietário e cadastra os dados do seu imóvel e anexa seus documentos, os registros são criados no sistema e um captador é notificado para dar sequencia no cadastro, nesta modalidade de captação o imóvel é criado no sistema já na etapa de documentação.

Etapas da captação

O processo de captação é dividido em seis etapas principais:

Cadastro

Na etapa de cadastro o captador preenche o cadastro do imóvel e as informações do locador. Para saber mais, consulte o artigo Cadastrar Captação.

Aprovação

Na etapa de aprovação, o captador submete à aprovação do gerente de equipe as condições comerciais da captação, tais como: taxa de administração, taxa de intermediação, participação na multa do locatário e multa rescisória.

Documentação

Na etapa de documentação o captador recebe e anexa os documentos do imóvel e do locador, necessários para a elaboração do contrato de administração ou do documento de autorização de divulgação, a lista de documentos fica disponível no registro da captação, para que o captador tenha um roteiro a seguir.

Visita

Nesta etapa o captador realiza uma visita ao imóvel para confirmar as informações fornecidas pelo locador na etapa do cadastro e fotografar o imóvel para divulgação, as fotos do imóvel podem ser cadastradas no sistema no momento em que forem tiradas desde que o captador possua acesso a internet.

Formalização

Na etapa de formalização captador gera o contrato de administração ou autorização para divulgação e coleta a assinatura do locador, que podem ser coletadas via assinatura eletrônica.

Conferência

Na etapa de conferência o sistema verifica se o imóvel possuí requisitos mínimos para ser divulgado, é verificado se o imóvel possuí ao menos uma imagem cadastrada.

Divulgação

Na etapa de divulgação, são ajustadas as imagens , são solicitadas, faixas placas e cartazes e o imóvel fica disponível para locação, então ele é publicado no site da administradora e enviado para os principais portais de divulgação como zap, OLX e vivia real de forma automatizada.

Atividades do processo

Eventos da captação

#

Evento

Etapa da captação

Situação da captação

Situação do contrato

Situação do imóvel

#

Evento

Etapa da captação

Situação da captação

Situação do contrato

Situação do imóvel

1

Captação cadastrada

Cadastro

Contato



Cadastro

2

Captação em aprovação

Cadastro

Em aprovação



Cadastro

3

Captação aprovada

Aprovação

Aprovada



Aprovado

4

Documentação do imóvel

Documentação

Documentando



Documentação

5

Visita do imóvel

Visita

Aprovada



Aprovado

6

Contrato de Administração assinado pelo locador

Contrato

Aprovado

Assinado

Captado

7

Divulgação

Divulgação

Aprovada

Assinado e arquivado

Captado