Locação

O processo de locação descreve as atividades realizadas pela equipe comercial para atender o cliente (locatário) interessado em alugar um imóvel.  Ele é dividido no snapProperty em Atendimento, visita, proposta, cadastro, vistoria e contrato etapas  que serão descritas abaixo.

Início do processo

O processo de locação pode  ser iniciado de  algumas formas que serão descritas abaixo: 

Cliente entra em contato pelo "Contact Center":

Locação passiva. Neste cenário o cliente entra em contato com o "Contact center" para solicitar informação sobre algum imóvel da empresa. Neste caso, o atendente registra a solicitação do cliente e o sistema cria automaticamente um novo processo de locação para o primeiro consultor da fila de locação, que recebe um email para informá-lo sobre o novo processo de locação.

Consultor identifica um possível cliente: 

Locação ativa. Neste cenário o consultor entra em contato com o cliente e cadastra o novo processo de locação.

Locação digital 

Cliente acessa a plataforma digital de locações, se cadastra e inicia  o processo de locação ao buscar imóveis.

Lead de portal

Cliente encontra o anuncio do imóvel em um portal como Zal, Olx ou Viva real , entra em contato com a administradora via portal, o sistema recebe esse contato, cria um prospect , processa esse registro e cria uma locação atribuindo ela a um consultor.

Etapas da locação

O processo de locação foi dividido em sete etapas, descritas a seguir.

1. Atendimento

O processo de locação começa quando o cliente entra em contato com a administradora, através de um dos canais disponíveis (telefone, email chat, portal). Se o chego via contact center, o atendente cadastra o cliente e as principais características do imóvel procurado, caso contrário  o atendimento é criado pelo sistema. No final do atendimento, um novo processo de locação é criado e atribuído ao primeiro consultor da fila de locação. Veja mais em Atendimento.

2. Perfil 

Depois do processo de locação ser criado, o cliente seleciona suas preferências na busca o que atualiza seu perfil no caso da locação digital,  nos demais meios, o consultor entra em contato com o cliente para aprofundar seu entendimento sobre as características do imóvel procurado. Com base nas informações coletadas, o consultor seleciona os melhores imóveis disponíveis e envia para o cliente analisar por email. Saiba mais sobre este processo.

3. Visita

Os imóveis escolhidos na etapa anterior podem gerar um processo de visita, o sistema cria uma nota tarefa de visita para o consultor. A partir disso, o consultor  pode agenda  e confirmar uma visita, os horários disponíveis e os intervalos  entre cada visita são parametrizáveis e podem variar de acordo com as preferências de cada organização.

Para saber mais sobre esta etapa, consulte o artigo Visita para Locação.

4. Proposta

Após a visita, avançamos mais uma etapa no caminho de locação. É nessa fase que o futuro locatário pode fazer uma proposta para o imóvel, o sistema controla o processo de proposta,  com prazos taxas e valores parametrizados, após o cadastro da proposta  ela pode ser enviado para aprovação, com base em critérios ou alçadas que podem variar de acordo com cada organização.

Para saber mais sobre esta etapa, consulte o artigo Proposta para locação.

5. Vistoria

O processo de vistoria controla o  agendamento de  uma vistoria do Imóvel e gera o laudo que descreve o estado atual do Imóvel, o laudo pode ser assinado tanto digitalmente quanto manual.

Para saber mais, consulte o artigo "Vistoria para locação".

6. Cadastro

Quando a proposta é criada, o sistema cria um novo processo para aprovação do cadastro do locatário, é neste processo que a ficha cadastral de locatários e fiadores é avaliada e aprovada. 

Para saber mais sobre esta etapa, consulte o artigo Cadastro para locação.

7. Contrato

É nesta fase que a locação se concretiza de fato. O contrato é gerado a partir do acordo entre Administradora e Locador e enviado para assinaturas,  via assinatura eletrônica ou processo manual.

Para mais informações, consulte o artigo "Contrato para locação".

Papéis da locação

Atividades da locação

No fluxo abaixo estão identificadas as atividades realizadas pela equipe durante o processo de locação.