Dúvidas frequentes [Faturamento - Recebimento]
Este artigo apresenta as dúvidas frequentes dos nossos clientes referente ao módulo de recebimento.
1 - Divergência entre valor do boleto e valor pago, ou seja, o cliente se outorgar desconto no título a receber inapropriadamente
Solução: Quando em um cliente os clientes tiverem, sem autorização da administradora, se dando desconto deliberadamente, devemos orientar que o cliente ligue para o gerente do banco, e solicite não receber títulos com valores diferentes do que constam no próprio título. Com esse parâmetro ativo no banco, não teremos mais problemas de divergência entre o valor que está no boleto e o valor pago.
2 - O cliente pagou um boleto que está no sistema como rejeitado. Como pode acontecer? Como resolvo?
Resposta: Isso pode ter acontecido caso tenha gerado um arquivo de remessa de boleto e esse arquivo tenha sido colocado no banco duas vezes sem querer, ou seja, da primeira vez o banco registra o boleto, da segunda ele rejeita, mas como a primeira já está registrada o cliente consegue pagar. A tecnospeed quando identifica a rejeição ela não liquida o título. Dessa forma, enquanto o processo da tecnospeed não for alterado para liquidar um boleto que está com situação de rejeitado ou não tivermos VAN bancária (para garantir a não duplicação do arquivo colocado no banco) o processo para solução é:
Solução: Entrar em contato com a tecnospeed e solicitar para que eles coloquem a situação do boleto para registrado e após colocar o arquivo de pagamento novamente que o boleto será liquidado.
3 - Um boleto apresentou falha ao ser emitido pela tecnospeed, por quê?
Resposta: Isso ocorre caso alguma informação do boleto não esteja de acordo com as normas do banco. O motivo da falha em geral é problema de preenchimento dos dados cadastrais ou valor do boleto negativo.
Solução: Para problemas de dados cadastrais, deve-se verificar os dados informados no cadastro do cliente tais como: CPF, endereço, número do endereço, CEP de cobrança, bairro, cidade e estado. Para boletos com valores negativos esses nunca serão emitidos pela tecnospeed pois o banco não aceita boletos com valores menores que zero.
Processo: Corrija o problema na conta do locatário, após entre no título que está com falha e troque o campo situação do boleto para “Novo”. Entre na tela de títulos agrupado, selecione o título em questão, clique no botão “emitir” boleto e depois, no botão “Consultar boleto”.
4 - Um boleto foi rejeitado pelo banco, por quê?
Resposta: Isso ocorre caso alguma informação do boleto não esteja de acordo com as normas do banco. O motivo da rejeição é informado dentro do arquivo de retorno de cobrança na posição essa informação fica dentro do título a receber o campo “Mensagem de erro”, solucione o erro e envie o boleto novamente para o banco. Também é possível identificar os motivos no manual do banco na posição informada por ele.
5 - Não consigo cancelar uma fatura, por qual motivo isso acontece?
Resposta: O sistema possui uma validação para que não seja possível cancelar uma fatura caso um dos seus itens já tenha sido repassado ou ela já tenha sido recebida.
Solução: Para cancelar essa fatura, se ela estiver sido repassada, será necessário cancelar o repasse gerado, e assim, conseguirá cancelar a fatura.
6- Existem dois lançamentos iguais para o mesmo período na minha fatura, por quê?
Resposta: Isso pode ocorrer caso alguém tenha alterado as datas do próximo lançamento, pois o sistema não faz a verificação se o ciclo do período x foi gerado ou não. Dessa forma, as datas do próximo lançamento nunca podem ser alteradas manualmente.
Solução: Identifique o ciclo gerador do lançamento duplicado e cancele-o.
7 - Recebi um boleto com juros e multa mas quando liquidei o sistema não gerou os lançamentos
Reposta: Quando o sistema não gera os lançamentos de juros, multa, correção e honorários automaticamente é que ele identificou alguma divergência entre o valor total do título com o valor total do pagamento.
Solução:
1. A situação do título a receber está como divergência
2. Selecione o titulo a receber
3. Clique no botão “divergência”.
4. Informe os campos de multa, juros, honorários e correção conforme a distribuição do pagamento
5. Clique em salvar.
6. Pronto, o sistema irá gerar os lançamentos de acordo com a configuração do contrato e das informações preenchidas na tela anterior.
8 - O sistema não gerou lançamentos de IPTU, por quê?
Resposta: Se o sistema não gerou é porque:
1. Dentro do contrato de locação não deve estar marcado geração de Lançamento de IPTU;
2. Ou se o responsável e pagante forem iguais, o sistema não gera;
3. O valor do iptu deve estar preenchido dentro do imóvel do contrato;
4. Se tudo estiver correto e preenchido, cancele o ciclo e gere novamente, possivelmente o usuário marcou para gerar iptu após ter gerado o ciclo.
9 - Erro na emissão de boleto: erro no envio do boleto para tecnospeed: Attempt to de-reference a null object na linha 763 linha: 811linha 952.
Resposta: Isso acontece quando no contrato de locação o campo tipo de multa de mora não está preenchido.
Solução:
Preencher o campo do tipo de multa de mora dentro do contrato de locação.
Preencher o campo de tipo de multa de mora dentro do título a receber.
Selecionar o título e clicar no botão “emitir boleto”.
10 - Um título a receber, que foi pago, consta no arquivo retorno do banco, não está liquidando.
Resposta: Se um título que foi pago está dentro do retorno do banco, com posição do arquivo 109 igual a “06” (pago) deve sim ser liquidado pelo sistema. Quando isso não acontecer, é problema na Tecnospeed. Essa situação já ocorreu duas vezes, isso porque possivelmente esse título possui duas linhas de registro dentro do arquivo, uma “04” de alteração e outra “06” de pagamento e por problemas técnicos da tecnospeed, algumas vezes eles leem apenas a primeira instrução não realizando a segunda instrução de baixa dos títulos.
Solução: Entrar em contato com o suporte da tecnospeed e informar o ticket 245535. De qualquer forma, informe para o atendente que o arquivo possui dois registros para o mesmo título e o sistema deles não está processando esses dois registros para um mesmo título. De forma paliativa, para não deixar títulos pagos sem serem liquidados, você deve retirar todos os registros que não sejam “06” na posição 109, deixando os registros de cabeçalho e de rodapé e importando novamente no snapproperty. Isso fará com que as “duplicações” não existam e que o sistema liquide os títulos corretamente. Esse processo deve ser feito para todos os arquivos que tiverem essa duplicação até a liberação da tecnospeed.
11- Quando um título está liquidado e é liquidado novamente, o que devo fazer?
Resposta: O sistema não monitora, após a liquidação de um título se ele foi pago novamente, o sistema apenas realiza a verificação se foi pago com divergência ou não e se for, ele atua gerando lançamentos de devolução ou de cobrança para ser cobrado na próxima fatura.
Solução: Quando isso ocorrer, deve-se realizar um lançamento individual do valor a crédito, para que na próxima fatura, o locatário seja compensado desse pagamento duplicado.
12- Quando duplicamos uma base e vamos iniciar um processo de cobrança, se o sistema apresentar o seguinte erro: “Erro ao iniciar o processo de cobrança do contrato: Invalid type: Cobranca_contrato_locacao - linha: 75” o que devo fazer?
Resposta: Isso significa que o metadado cobrança não foi configurado. Por favor configure.
13 - O sistema não calcula o imposto de renda para um participante apenas para outro, porquê?
Resposta: Caso o locador, na sua conta possua o campo “residente fora do país” marcado, o sistema irá gerar o cálculo do IR para esse participante dentro do contrato, mas não irá gerar lançamento desse imposto de renda para o participante que possuir essa opção marcada, conforme lei informada pelo cliente. Para outros participantes os lançamentos serão gerados normalmente.
14 - Porque quando eu recebo um título com divergência a situação dele fica em divergência e a situação da fatura fica como recebida?
Resposta: Decidimos assim, para garantir que o sistema não leve essa fatura “em divergência” para um processo de cobrança caso o analista demore para resolver a divergência.