Roteio de Implantação - Processo - Financeiro

Este artigo apresenta uma relação de artigos, na sequencia em que processo financeiro acontece, auxiliando o aprendizado de clientes e consultores.

  1. Realizar os cadastros necessários do financeiro. Esse processo é importante pois sem as configurações necessários o sistema não realiza o ciclo financeiro corretamente.

    1. https://snapsystems.atlassian.net/wiki/spaces/snapproperty/pages/1546158081

  2. Criar contrato de administração. O contrato de administração é o registro entre a negociação entre o locador e a administradora. Ele é importante para controlar todas as informações e contratos de locação que estiverem vinculados a ele e também para controlar todos os repasses e extratos do locador gerados.

    1. https://snapsystems.atlassian.net/wiki/spaces/snapproperty/pages/1010106394

    2. https://snapsystems.atlassian.net/wiki/spaces/snapproperty/pages/5800180

  3. Criar contrato de locação. O contrato de locação sempre irá existir quando o imóvel for alugado. Ele é o registro da negociação entre o locador e locatário.

  4. Ativar o contrato de locação. A ativação do contrato é necessária para iniciar o ciclo financeiro da locação e já gera lançamentos proporcionais de alugueis e outros lançamentos.

  5. Gerar lançamentos. Essa é a primeira etapa do ciclo financeiro da locação responsável pela geração dos lançamentos mensais do aluguel e outros encargos.

    1. Mensais

      1. Manualmente

      2. Serviço autônomo

      3. Independente do tipo de geração (manual ou serviço autônomo) o sistema sempre ativa a geração de lançamentos de retenção de imposto de renda

    2. Lançamentos individuais

    3. Manutenção

      1. Lançamentos de manutenção podem ser gerados pelo processo de manutenção, veja-o em .

    4. Encargos

      1. Lançamentos de encargos podem ser gerados pelo processo de encargos, veja-o em

  6. Gerar Faturamento. Essa é a segunda etapa do ciclo financeiro da locação responsável pela geração do faturamento, isto é, da apuração dos valores devidos pelo locatário (inquilino do imóvel)

    1. Manual

      1. e

    2. Automático

      1. O faturamento automático é realizado por um serviço agendado sendo executado diariamente realizando os mesmos procedimentos do faturamento manual.

    3. Atualização da fatura. Esse é um processo que atualiza as faturas caso o locatário fiquei inadimplente ou solicite o pagamento da fatura para outra data.

      1. Para realizar a atualização da fatura, deve ter sido configurado as regras de mora para os encargos financeiros

      2. Atualização da fatura

        1. Manual

        2. Automática

          1. A atualização da fatura automática é realizada por um serviço agendado sendo executado diariamente realizando os mesmos procedimentos da atualização manual.

    4. Gerar arquivo de fatura

    5. Enviar arquivo de fatura

    6. Cancelar fatura

  7. Enviar Título a receber para o banco. Esse é o início da terceira etapa do ciclo financeiro da locação responsável pela geração do arquivo de remessa de cobrança escritural para o banco, a fim de registrar o título para que o locatório consiga pagá-lo corretamente.

  8. Enviar a fatura para o locatário. Esse processo consiste em identificar que um título foi registrado pelo banco e gera o extrato da fatura juntamente com o boleto enviando-o para o locatário realizar o pagamento.

  9. Liquidar títulos a receber. Esse processo consiste em identificar o pagamento do locatário e realizar a liquidação dos títulos e faturas que estavam em aberto até o momento.

    1. manual

      1. e

    2. via arquivo

      1. e

    3. com divergência

    4. Caso exista encargos financeiros provenientes dos recebimentos, o sistema irá gerar lançamentos dos encargos financeiro da seguinte maneira

  10. Geração das cobranças caso o locatário não efetue o pagamento. Caso o locatário fique inadimplente depois de alguns dias, o sistema cria um processo de cobrança automaticamente para realizar o controle dos valores não recebidos.

    1. Automática

    2. Manual

    3. Cálculo dos dias em atraso da cobrança

  11. Gerar o Repasse. Essa é a quarta etapa do ciclo financeiro responsável por apurar os valores a serem pagos para o locador (dono do imóvel) por ter disponibilizado a utilização ao locatário, descontando as taxas da administradora.

    1. Manual

      1. Geração do repasse separado por garantido ou não garantido e

    2. Automático

  12. Aprovação do repasse. Esse processo visa obter um aval sobre o valor que será pago e, ao aprovar, o sistema gera automaticamente documentos a pagar para o locador e/ou beneficiários.

    1. e

  13. Criar um documento a pagar manual. Esse processo permite a criação de outros documentos a pagar de forma manual, caso necessário.

  14. Realizar o pagamento do documento a pagar. Essa é a quinta etapa do ciclo financeiro responsável pela liquidação dos documentos a pagar que foram enviados para ou banco ou pagos via cheque.

    1. via arquivo

    2. via cheque

    3. manual

  15. Geração e envio do extrato do locador. Esse processo gera e envia o extrato do locador para registrar os itens que foram pagos para ele.

  16. Conciliação bancária. Esse processo realiza a conciliação entre os lançamentos registrados na conta corrente do banco com os lançamentos registrados no sistema, que não deverão haver diferenças

  17. Gerar nota fiscal de serviço. Essa é a sexta etapa do ciclo financeiro responsável por gerar as notas fiscais de serviço registrando os valores financeiros recebidos pela administradora.

    1. manual

    2. automática

    3. Consultar nota fiscal

    4. Autorizar nota fiscal

    5. Validação da nota fiscal

  18. Geração e envio do extrato do repasse.

    1. Manual

    2. Automático

  19. Envio do extrato de administração, quando solicitado.

  20. Realizar a desocupação. Esse é o processo responsável pela saída do locatário na entrega do imóvel.

  21. Lançamentos Contábeis.

  22. DRE. O demonstrativo de resultados do exercício (DRE).